Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desenvolvimento dos Embriões - A espera da transferência

A FORMAÇÃO DO EMBRIÃO
Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação, gastrulação, neurulação, e organogênese. 


Estágios do Embrião: Estágio 2PN (Pró-núcleos) - Fertilização Normal - 1 dia após a fertilização

Abaixo vemos um oócito fertilizado adequadamente. A seta indica duas circunferências (pró-núcleos) encerrando em seu interior pequenos pontos (nucléolos). Um dos pró-núcleos contém a carga genética do espermatozóide e o outro do oócito. Acredita-se que a polaridade dos pró-núcleos e até a distribuição dos nucléolos entre os pró-núcleos indicam o potencial de qualidade do embrião em desenvolvimento. Os pró-núcleos são geralmente verificados entre 16 e 18 horas após a inejeção ou inseminação dos espermatozóides aos oócitos.

Os 2PN podem eventualmente desaparecer com a fusão dos dois gametas (oócito e espermatozóide), fenômeno conhecido como Singamia. Quando isso ocorre, dá-se início à formação do embrião, que nesta fase tem apenas uma célula e é chamdo de "ovo" ou "zigoto".


2º Dia após a fertilização (Embrião de 2 a 4 Células)

24 horas após os 2 pró-núcleos serem observados, o embrião já começou a se dividir. Cada célula dele é cahamada de Blastômero e se divide individulamente e de maneira assincrônica. Assim, é comum que os embriões apresentem números ímpares de blastômeros. Podemos também observar nesta fase indicadores de má qualidade dos embriões, como fragmentos ou blastômeros multi-nucleados.

3º Dia após a fertilização (Embrião de 8 Células)

Aproximadamente 72 horas após a fertilização dos oócitos, os embriões atingem o estágio de 8 células. Nos progrmas de Fertilização in vitro (clássica ou ICSI), costumamos realizar a transferência dos embriões para o útero neste estágio. Se o casal for realizar o diagnóstico genético pré-gestacional (PGD), a biópsia embrionária é realizada neste dia.
4º Dia após a fertilização (Mórula)

O embrião continua a se dividir. A adesão entre as células aumenta e torna-se difícil distinguir os blastômeros, que formam uma verdadeira massa de céuluas, semelhante a uma amora (daí o nome mórula, do latim). O embrião tem aproximadamente 64 células (blastômeros) neste estágio.
5º Dia após a fertilização (Blastocisto)

A mórula continua a se desenvolver e inicia-se um processo de formação de uma cavidade no interior do embrião. O embrião passa a ser uma verdaedeira bola de células com uma cavidade em seu interior, sendo então chamado de blastocisto. O blastocisto consiste em duas partes principais: uma área densa de células, chamada de massa celular interna (MCI) - que geralmente origina o feto - e outra chamada de trofoectoderma, que se desenvolverá em placenta. A foto abaixo mostra dois blastocistos. O da esquerda é um blastocisto em expansão e o da direita já se expandiu e está se libertando de sua "concha" (a zona pelúcida), processo natural chamado de "hatching" e logo estará pronto para se implantar.


Meus embriões

Dia 3 de outubro
Aspiração dos folículos - Eram 19
13 estão ótimos e madurinhos,
 2 mais ou menos maduros
 e os outros degenerados
Os 13 foram fertilizados e os dois imaturos vão ser incubados


Dia 4 de outubro
Os embriões estão em Dia + 1
Dos 13 embriões somente 13 foram fertilizados com sucesso
Os 2 ovócitos antes imaturos foram fertilizados hoje


Dia 5 de outubro
Dia +2
41A, 52A,2PN, 22A, 42A, 41A, 42A, 22B,

Dia +1
 2PN IVM, 22AIVM)


Dia 6 de outubro
Dia +3
9 EMBRIÕES (81A, 82A, 72A, 72A, 102A, 72A, 32B,   ESTÃO LINDOS !!!! BLASTOCISTOS!!!

Dia +2
22BIVM, 52BIVM

Dia 7 de outubro

Dia +4
morula, morula, 8comp, mórula, morulacav, mórula, mórula,

Dia +3
22bivm, 82Bivm




Explicações: Uma das complicações da Fertilização In Vitro (FIV), a gestação múltipla, pode ser evitada atualmente com a transferência mais tardia para o útero dos embriões fecundados em laboratório. Isto significa transferir os embriões em estágio de blastocistos, deixando-os mais tempo em laboratório para obter uma seleção embrionária melhor e, portanto, transferir menos embriões para a paciente de modo a evitar o risco dela ter mais de um embrião realmente implantado.
O blastocisto é um embrião em estágio avançado de desenvolvimento. No processo natural de gravidez e concepção, o embrião se implanta na parede do útero em estágio de blastocisto. Então, se temos um embrião em laboratório neste estágio, ele tem um grande potencial de implantação.

Outro ponto positivo da cultura prolongada é uma melhor sincronização com o ciclo menstrual natural, transferindo-se os embriões em um momento mais próximo das condições fisiológicas ideais para a implantação no endométrio. Portanto, o blastocisto é mais compatível com a cavidade uterina e com a chamada "janela de implantação", que acontece em torno do 5° ao 6° dia pós-ovulação.
O objetivo da FIV com a cultura dos embriões até blastocistos é selecionar os embriões de melhor qualidade, aqueles com o melhor potencial de desenvolvimento e, portanto, com maiores chances de implantação. Progressos consideráveis têm acontecido desde os estudos iniciais de cultura de embriões. Na década de 70 alguns autores publicaram trabalhos sobre o desenvolvimento de meios de cultura mais complexos, tomando por base a composição química das secreções do trato genital feminino (Tervit, 1972, e Menezo, 1976).
Apesar do empenho e das constantes pesquisas de vários cientistas no aperfeiçoamento desses meios, os resultados de desenvolvimento embrionário, em cultura, eram frustrantes, ocorrendo, quase sempre, um retardo no crescimento in vitro da maioria desses embriões. A formação in vitro de blastocistos passou a ser um indicador de qualidade e desenvolvimento embrionário, o último possível controle do embrião antes da transferência.


TRANSFERÊNCIA MARCADA PARA DIA 8 DE OUTUBRO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário